Celulares em MS passam a ter mais um dígito 9 a partir de 29 de maio

15/04/2016

Usuários estão sendo informados pelas empresas de telefonia móvel sobre a mudança

Por:CaarapoenseNews

Fonte/Campo Grande News

Até o fim do ano, todo o país deverá ter aderido ao nono dígito (Foto:Arquivo/Alcides Neto)

Os usuários de telefonia móvel em Campo Grande estão sendo notificados sobre o acréscimo do nono dígito aos números dos telefones celulares em Mato Grosso do Sul, que começa a valer no dia 29 de maio. Segundo levantamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizado em 2014, em Mato Grosso do Sul existem em média 3,7 milhões de celulares habilitados.

De acordo com a Anatel, o usuário poderá fazer ligações sem o dígito 9 até o dia 7 de junho. Após essa data e até o dia 5 de setembro, as chamadas serão interceptadas, deixando gradualmente de serem completadas.

As mensagens SMS e MMS não serão enviadas se forem usados 8 dígitos. O cronograma de mudança inclui, além de MS, todos os Estados da região centro-oeste, Rondônia, Acre e o Distrito Federal.

A Anatel alerta sobre algumas dúvidas frequentes que podem surgir. De acordo com a agência, a mudança de número não gera custos e cada pessoa deve alterar manualmente os contatos de sua agenda, acrescentando o nono dígito no início do número.

A jornalista Raquel de Souza recebeu na manhã desta quinta-feira (14) uma mensagem de sua operadora informando sobre a mudança. “Eu tinha lido algumas matérias sobre o assunto mas não sabia quando aconteceria a mudança”. Ela acredita que será difícil se habituar a mudança, mas que trará benefícios ao âmbito profissional. “Meu celular é modelo antigo, não vou conseguir baixar um aplicativo e terei que mudar manualmente os números salvos, então é um trabalho a mais. Mas vejo que isso trará benefícios profissionalmente. Meu pai tem uma editora de livros e sempre tem problemas com clientes de fora que já utilizam o nono dígito. A padronização vai facilitar os contatos de trabalho”.

A mudança nos telefones celulares tem como objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular, além de dar continuidade ao processo de padronização de marcação de chamadas e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços. A Anatel espera que até o dia 6 de novembro todo o país já esteja utilizando o nono dígito, quando será a vez dos Estados do sul do país aderir a mudança.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>