Pecuarista apresenta Projeto de Educação Rural à Câmara de Vereadores

 

reunião na camara

O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz de Almeida Miranda (DEM) o “Macarrão” e o 1º Secretário da Mesa Diretora, Beto Nakayama (PMDB), receberam na última terça-feira (9), a visita do pecuarista André Bartocci, proprietário da Fazenda Nossa Senhora das Graças, que na ocasião apresentou um Projeto de Educação para a Zona Rural.

Intitulado Centro Rural de Educação, Cultura e Esporte (CRECE), o projeto visa atender 50 alunos da zona rural residentes na fazenda do idealizador e região da comunidade Sete Voltas que dista cerca de 25km de Caarapó, com aulas de reforço escolar, língua estrangeira [inglês], computação, cultura, culinária, esporte e cursos profissionalizantes.

Na reunião que contou com a presença da secretária de Educação, Ieda Maria Maran, e do presidente do Sindicato Rural, Antonio Maran, Bartoci ressaltou que este projeto já vem sendo realizado na fazenda, mas de forma anônima, e que só agora devido o aumento da demanda, reformulou a proposta para ampliar a área de atendimento, motivo pelo qual busca parcerias junto aos poderes Executivo e Legislativo.

“Temos como objetivos, elevar o nível educacional, cultural e as perspectivas profissionais dos moradores da zona rural participantes do programa, a fim de garantir um futuro sustentável para a atividade produtiva no campo. Acreditamos que o melhor futuro para estes cidadãos e para o Brasil, é manter estas famílias vivendo com dignidade e qualidade de vida no campo, e para isso precisamos firmar parcerias para ampliar o projeto.” explicou.

Entre as metas estabelecidas, Bartocci quer garantir que nenhum aluno frequentador do projeto reprove no ano letivo, que a partir de 2012, todos participantes tenho nível básico de computação, que cada frequentador do espaço leia pelo menos um livro por ano, garantir que todos os estudantes que frequentam o projeto a partir de 2011 consigam ter acesso ao ensino superior e oferecer oito cursos profissionalizantes por ano.

Ao tomar conhecimento do projeto, Luiz Macarrão colocou o Legislativo à disposição, e garantiu que irá reforçar a fala da secretária de Educação com o prefeito para dar todo apoio para que o CRECE seja iniciado o mais rápido possível. “É sem dúvida um exemplo de cidadania e que merece nossa credibilidade e respeito, por isso queremos colocar esta Casa à disposição e dar todo necessário” disse Luiz Macarrão garantindo que após receber o Projeto de Lei do Executivo os vereadores vai se empenhar para que seja aprovado de imediato.

Em 2013 o projeto que já vem sendo realizado na fazenda foi reconhecido e recebeu o prêmio destaque Sócio Cultural da Terra, destinado a destaques no setor da produção, agora, reformulado o CRECE concorre com mais 30 projetos que serão apresentados na FAMASUL ( Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Também participaram da reunião, a secretária administrativa da Fazenda N.S.G, Romilda Dias Silva, diretora do projeto, Lucila Ibarrola Palma e a assessora técnica de Inspeção Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Lucinea Galbim González.

 

Fonte/Assessoria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>