Caarapó realiza Seminário do Plano Municipal de Educação

 

educação- Ieda-foto-seminario

A Prefeitura de Caarapó, através da Secretária Municipal de Educação e Esportes, realizou no último dia 13, o Seminário do Plano Municipal de Educação – PME. O evento aconteceu nas dependências da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos.

Prestigiaram o evento, a secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, que no ato representou o prefeito Mario Valério (PR), o vereador Manoelito Félix de Oliveira (PMDB), o Bagaceira, que na ocasião representou o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz de Almeida Miranda, o secretário de Saúde Ivo Benites, o presidente do SIMTED, Apolinário Candado, o qual representou a assessora técnica da Secretaria de Estado de Educação (SED), a professora Terezinha Aparecida da Silva Batista, a coordenadora geral de reelaboração do Plano Municipal de Educação (PME), Cristina do Carmo Castilho.

Conforme a secretária Ieda Maria Marran, o trabalho contou ainda com a presença em massa dos educadores da rede municipal de ensino, representantes da rede particular de ensino, APAE, rede estadual de ensino, ensino superior, Câmara de Vereadores e convidados.

Ieda disse também que para facilitar os estudos das 20 metas e estratégias, os trabalhos foram distribuídos em oito oficinas e ao final do seminário a aprovação do PME.

“O PME que terá vigência até 2024, foi elaborado de maneira participativa, por meio de ações democráticas, levantamento de dados, oficinas de estudos, socializações, discussões e reuniões para sua reelaboração e sistematização, consultando todos os segmentos da educação do município, sociedade civil organizada e poder legislativo municipal, com vistas à obtenção de uma visão situacional dos problemas educacionais e a proposição de estratégias com o objetivo de garantir a oferta e a qualidade da educação para os próximos 10 anos em todas as etapas e modalidades de ensino”, informou a secretária.

“A Comissão contou com a assessoria da professora Mestra Maria José Telles Franco Marques, avaliadora designada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE/MEC para orientar os trabalhos, desde o levantamento de dados, análise situacional/diagnóstico e elaboração/adequação”, disse Ieda.

A secretária acrescentou ainda que com base nas anotações das oficinas e dos dados levantados, foi elaborado o diagnóstico, com problemas e potencialidades no âmbito da educação municipal.

“A partir dos estudos e reflexões, as metas e estratégias propostas foram alinhadas com base nos Planos Nacional e Estadual de Educação, com o objetivo da universalização da educação básica, com equidade e melhoria da qualidade do ensino no município. Após a sistematização pela equipe responsável, o PME será enviado para a Câmara de Vereadores para aprovação, tornando-se lei, o qual passará a orientar as ações educativas no município, como instrumento definidor das políticas públicas de educação”, finalizou a secretária Ieda Maria Marran.

O evento contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas.

 

Fonte / Assessoria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>